quarta-feira, 24 de junho de 2015

TIG - Trabalho interdisciplinar de graduação

   Para quem ama moda e ainda tem duvidas se esse amor, é apenas um hobbie ou pode virar uma profissão, existem milhares de sites ou blogs que tentam sanar essa duvida com matérias falando das características que cada um estudante de moda precisa ter, quais áreas atuar, o que faz um design de moda, falando das vantagens e desvantagens da profissão, a grande curricular de um curso de moda entre outras coisas. Mas o que ninguém fala é a maneira como funciona cada matéria dentro de um curso de moda na pratica.  Tentando ajuda-los, resolvi falar hoje sobre uma matéria que tem no meu curso, super importante, pois ela uni todas as disciplinas de forma conceitual e pratica.
  
   Todo semestre, temos uma matéria chamada de “Trabalho interdisciplinar de graduação” (TIG). A cada semestre temos um tema diferente, para em grupo montar uma coleção, no qual cada aluno do grupo cria uma peça individual e o grupo cria uma outra peça em conjunto com base no tema escolhido. Essas peças são apresentadas para uma banca, em desfile técnico onde será apresentado o seu conceito. Alem do desfile técnico, há também o “desfile glamour”, no qual a peça é apresentada com uma musica e ambientação, como acontece normalmente em desfiles. 

   Esse semestre o tema do TIG foi “imagem e palavra” baseado no conceito 3 – deslocamento do catalogo de inspirações inspira mais verão 2016. Porem diferente dos outros semestres cada aluno criou individualmente sua coleção, e dessa coleção confeccionou uma peça para o desfile.
   Para criar a minha peça, buscando trabalhar com o tema imagem e palavra, procurei retrata-lo criando uma relação com poema de Drummond “A flor e a náusea” que representa a revoltada do indivíduo diante do mundo em que vive, onde depara-se com a náusea e tem o desejo de vomitar sobre tudo o que lhe incomoda. No entanto, nem tudo esta perdido, pois é desse enjôo, revolta, e ódio que brota uma flor feia, mas perturbadora que fura o asfalto representando a esperança de um futuro melhor.


    Para representar o poema criei um look composto por um “camisão”, estilo camisa basquete, com formas simples e sem uma silhueta marcada, com aplicações de flores e uma citação do poema: “uma flor nasceu. É feia mas é flor”. E se analisarmos somente a silhueta percebemos uma ausência de gênero especifico, podendo ser usada por mulheres ou homens baseado no conceito 3 – deslocamento do catalogo de inspirações inspira mais verão 2016.




   A cor preta foi usada para ressaltar, o isolamento do sujeito no sombrio mundo capitalista e consumista que o cerca. Fazendo referencia ao psicológico, abstrato e melancólico. As letras foram feita em tons metálicos com base no conceito de deslocamento.

                                                                                               Márcia Gonçalves Pacheco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário