Tropicália, Tropicalismo ou Movimento tropicalista foi um
movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência das correntes
artísticas da vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira (como o
pop-rock e o concretismo); misturou manifestações tradicionais da cultura
brasileira a inovações estéticas radicais. Tinha objetivos comportamentais, que
encontraram eco em boa parte da sociedade, sob o regime militar, no final da
década de 1960. O movimento manifestou-se principalmente na música (cujos
maiores representantes foram Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Torquato
Neto, Os Mutantes e Tom Zé); manifestações artísticas diversas, como as artes
plásticas (destaque para a figura de Hélio Oiticica), o cinema (o movimento
sofreu influências e influenciou o Cinema novo de Gláuber Rocha) e o teatro
brasileiro (sobretudo nas peças anárquicas de José Celso Martinez Corrêa). Um
dos maiores exemplos do movimento tropicalista foi uma das canções de Caetano
Veloso, denominada exatamente de "Tropicália".
O movimento surgiu da união de uma série de artistas baianos,
no contexto do Festival de Música Popular Brasileira promovidos pela Rede
Record, em São Paulo, e Globo, no Rio de Janeiro e que formaram o movimento
musical mais influente e original do país após a Bossa Nova.
Um momento crucial para a definição da Tropicália foi o
Festival de Música Popular Brasileira (1967), no qual Caetano Veloso
interpretou "Alegria, Alegria" e Gilberto Gil, ao lado dos Mutantes,
"Domingo no Parque". No ano seguinte, o festival foi integralmente
considerado tropicalista (Tom Zé aí apresentou a canção "São Paulo").
Em 1968 foi lançado o disco Tropicália ou Panis et Circencis, um manifesto do
grupo e considerado o 2º melhor álbum da música brasileira pela Rolling Stone
Brasil.
O movimento tropicalista trouxe várias inovações para o
cenário cultural brasileiro do final da década de 60. O movimento, de certa
forma, foi um rompimento com a arte obviamente militante, que tratava da
situação política do país na época da ditadura e tinha a melodia como um
sustentáculo desta mensagem.
As letras das canções eram inovadoras, criando jogos de
linguagem, se aproximando da poesia dos concretistas. As mensagens das letras
eram codificadas, que exigiam uma certa bagagem cultural para que fossem
compreendidas. "Alegria, Alegria" de Caetano Veloso não tem sentido
óbvio, mas carrega em sua letra preocupações típicas da juventude da década de
60, um tormento com a violência da ditadura e um desejo de inovar, de romper
barreiras.
Eles se caracterizavam pelo excesso, roupas coloridas, cabelos
compridos e agregavam várias influências musicais. A intenção era chocar e, por
meio de performances caracterizadas pela violência estética, protestar contra a
música brasileira bem-comportada. Influenciados pela contracultura, se
apoderaram da linguagem da paródia e do deboche. Os tropicalistas transformaram
a música popular brasileira, sendo grandes expoentes da arte brasileira de
vanguarda.
Musicalmente, o tropicalismo unia uma mistura da cultura
brega, do rock psicodélico, da música erudita, da cultura popular, entre
outros, dando conta de várias manifestações da cultura nacional. O som da
guitarra elétrica convivia com violinos e com o berimbau. Era o resgate do
Movimento antropofágico de Oswald de Andrade aliado a um retorno às raízes das
tradições nacionais.
Danielle
Garandy
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