segunda-feira, 22 de junho de 2015

Estampa e conceito

    Como mostrado anteriormente no blog                                                                                     ( blogindecisas.blogspot.com.br/2015/06/exposicao-caleidoscopio-roupas-para-ler.html ), está acontecendo uma exposição de estampas digitais criadas pelos estudantes design, no centro de referencia da moda. Resolvi aprofundar um pouco mais nesse assunto e mostrar pra vocês o processo de criação e o conceito da estampa que eu criei para a exposição.

   A estampa que eu criei faz referência ao poema de Carlos Drummond de Andrade “ Quadrilha”:
João amava Teresa que amava Raimundo 
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili 
que não amava ninguém. 
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, 
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, 
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes 
que não tinha entrado na história.

   Um poema que eu particularmente gosto muito, pela forma em que Drummond fala sobre os descompassos do amor, que para muitos pode ser considerado uma “tragédia”,  escrito com um tom “brincalhão”, no qual o poeta transforma uma situação trágica em uma situação engraçada e divertida.  
   Como a exposição é uma forma de expressar uma ideia, ou um sentimento,  escolhi esse poema porque assim como Drummond (no poema “ Quadrilha”) , gosto de transformar situações trágicas em situações engraçadas, tirando sempre o melhor de cada uma delas. E a ideia é despertar em todas as pessoas que viessem a estampa um olhar critico para suas desilusões, procurando fazer o mesmo, afinal é uma situação comum a todos.

   Depois de escolhido o poema, procurei representa-lo fielmente, como na dança da quadrilha, onde os pares se alternam pela vida na busca de saciar a fome ancestral que move a humanidade: o amor, através se uma sequência dinâmica.



   As cores são referentes à paleta de cores disponibilizada pelo catalogo de inspiração: Inspira mais verão 2016. E o fundo é composto de corações abstratos numa mistura de cores quentes como vermelho, laranja, amarelo e roxo que fazem alusão ao amor.

   Depois da estampa pronta, fiz uma padronagem na qual espelhei as formar para dificultar a leitura, de modo com que a mensagem não ficasse muito obvia e comum, se tornando-a mais subjetiva. 


                                                                      Márcia Gonçalves Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário