quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Brasil Estilo - Barroco, Rococó e Barroco Mineiro!

Barroco: estilo artístico desenvolvido no final do século XVI e meados do século XVIII, iniciando na Itália, depois difundindo na Europa e Américas. Estilo exuberante correspondente à contrarreforma, enfatiza dinamismo, contrastes fortes, dramaticidade, realismo, tendência ao decorativo, entre outros.

Barroco Italiano


As aventuras marítimas trouxeram o estilo Barroco para as Américas. O estilo Barroco da América espanhola e o Barroco Português.
No Brasil este estilo teve um lugar farto para se desenvolver. Com a descoberta do ouro em MG em 1670, essa arte pôde se desenvolver de forma esplendida. Numa região riquíssima, onde se pode extrair a maior quantidade de ouro de todos os tempos: Vila Rica, ou mais conhecida como Ouro Preto!

O Barroco significa “pérola irregular”, nome justamente para mostrar um estilo que sai das normas clássicas. Este estilo chegou ao Brasil através dos portugueses, com grande influência em Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro.



Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência - RJ

Já o Rococó, é um estilo pouco conhecido, porém ambos são estilos muito caros, com muito ouro, muito ornatos.
O Rococó é um estilo francês, desenvolvido no século XVIII, de contexto histórico o Iluminismo, por mais que não venha caracterizar diretamente.
O Rococó é uma arte não ideológica que nasceu no ambiente dos castelos franceses com o único objetivo que era tornar a vida cotidiana mais agradável. É um estilo mais leve, com fundos brancos.


Interior de um Castelo Francês


Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto 

Adiantando um pouco o tempo, nos anos 20, os modernistas ainda categorizaram um novo estilo o “Barroco Mineiro”.
Estes modernistas estavam procurando uma identidade nacional para o Barroco, assim como para a arte moderna. Através de uma caravana Paulista que chega a Ouro Preto e observa o Rococó, com seu estilo mais leve; e como na época o Rococó não era ainda um estilo independente, chamaram-no de Estilo Nacional, o que não era Barroco e sim um outro estilo.
Com influência regional a arte acabou aderindo características bem peculiares. Em virtude do clima e matérias primas, os materiais sofreram adaptações por diferir muito da região litorânea, por exemplo a Pedra Sabão que nos trouxe uma riqueza cultural única. Tendo como gênio do Barroco, o artista Aleijadinho- Antônio Francisco Lisboa.



Os Doze Profetas são alguns dos trabalhos mais expressivos de Aleijadinho, as famosas estátuas em pedra-sabão – Congonhas, MG.

Este que não nasceu doente, e só por volta dos 40 anos vem a adoecer. Mulato, filho de português, só desenvolveu o ato de criação forte e original após sua doença que o deformou, o que para alguns autores foi o que dinamizou sua produção. Pois através do contexto histórico, ele produziu de larga escala a partir da sua doença, e avaliados como as melhores e excelentes obras. 


Escultura do Carregamento da Cruz - Aleijadinho



Foi o primeiro a utilizar a técnica de anamorfose, hoje feito em computadores, que proporciona uma visualização perfeita de frete, porém olhando de outro ângulo parecem monstros, como ele representava “que há um só caminho que leva a verdade! ”, o que muitos críticos interpretavam como uma revolta por sua doença sendo exteriorizada.
Mas dom artístico não se discute. Aprecia-se!




Danielle Garandy





Nenhum comentário:

Postar um comentário